A leitura é um hábito praticado e motivado aos alunos

Dia da oficina de brigadeiro do integral! #quedelicia
Projeto Master Chef objetiva a alimentação inteligente

A leitura é um hábito a ser praticado e desenvolvido segundo a experiência de cada pessoa.
Diante do dinamismo e da modernidade trazidos pelas novas tecnologias, é comum que os alunos busquem informações mais rápidas e acessíveis, satisfazendo necessidades momentâneas e obscurecendo o contexto da formação pessoal, o que pode levar muitos dos jovens a pensar que a literatura mais elaborada é perda de tempo.
No intuito de provar o contrário, afinal, a leitura continua sendo uma importante ferramenta para melhorar o desempenho no aprendizado, o Nono Ano esteve com a professora Paula na biblioteca do Colégio Athenas para uma aula descontraída e para troca de experiências com a leitura.
Afinal, se esperamos que os alunos desenvolvam o hábito de ler com frequência e qualidade, precisamos promover e incentivar seu contato com os livros. A expectativa é a de que a qualidade surja da quantidade e para isso bons leitores devem impregnar o hábito em quem não o tenha.
Apostamos, assim, na troca de experiências, pois cada aluno levou ou pegou na própria biblioteca um livro que tenha lido recentemente e do qual tenha gostado. Iniciando o jovem na literatura pela experiência lúdica, para depois aprofundar a discussão de técnicas de gramática, expressão e de estilos literários, temos a formação do caráter instrutivo que permitirá, mais tarde e com treino, que o aprendiz possa entender e se fazer entender através da escrita, sendo voz passiva e ativa na transmissão de conhecimento.
Foi, dessa forma, proporcionado aos alunos o debate dos textos, deixando que cada um falasse sobre a própria experiência, buscando de cada um o incentivo aos colegas para que também viajassem nessa aventura.
A experiência foi muito proveitosa, podemos notar que alguns ficaram ansiosos por trocar suas percepções sobre o que leram e outros despertaram para o início do que pode vir a se tornar o hábito de mergulhar no universo da leitura, dando oportunidade de incremento do conhecimento pessoal através do mais eficaz, democrático e lúdico meio de transmissão de cultura, a literatura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *